História - Paróquia de Laúndos

A Paróquia

INFORMAÇÃO GERAL

Orago: S. Miguel
População: 2.512 católicos registados na paróquia.
Atividades Económicas: Para além das famosas mantas e tapetes de trapo que se destacam ao nível do artesanato, atualmente Laúndos tem variadas indústrias devido à Zona Industrial de Laúndos.
Festas e Romarias: Peregrinação Arciprestal a Nossa Senhora da Saúde (último domingo de Maio); Festa do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus); Festa de Nossa Senhora da Saúde (1º domingo de Agosto); Laúndos em Movimento (2º domingo de Agosto); Festa de S. Félix (1º domingo de Setembro); Festa de S. Miguel (29 de Setembro); Festa das Almas (1º domingo de Novembro); e Sagrado Lausperene e Festa da Imaculada Conceição (8 de Dezembro).
Monumentos: Igreja Paroquial, Santuário de Nossa Senhora da Saúde, Capela de S. Félix, Escadório de S. Félix, Monumento ao Emigrante e moinhos de vento.
Coletividades: Movimento Esperança e Vida; Agrupamento de Escuteiros nº 570; Confraria de Nossa Senhora da Saúde; Confraria de S. Félix; Irmandade das Almas; Confraria de Nossa Senhora da Conceição (a mais antiga da paróquia); Confraria do Santíssimo Sacramento; Associação do Sagrado Coração de Jesus; Grupo Coral Paroquial de S. Miguel de Laúndos; Coro Infantil de Laúndos; Pequenos Cantores de Laúndos; Coro Manuel Giesteira (em parceria com a paróquia de Amorim); Associação Cultural e Desportiva de São Miguel de Laúndos; Associação de Pais e dos Amigos das Escolas e Jardins de Infância de Laúndos; Associação dos Amigos de Laúndos (ASSAL).
Naturais Importantes: Abade Francisco Marques.
Pároco: Padre Guilherme Guimarães Peixoto

Igreja Matriz

HISTÓRIA DA PARÓQUIA

Paróquia antiga, denominada no "Censual" do século XI por "De Sancto Micahel de Lanutus" na Terra de Faria.
No século XVI andava anexa à Mesa Episcopal e intitulava-se Abadia da Mitra.
A Igreja paroquial situa-se no extremo sul da freguesia e tem junto a residência do pároco e os passais. Sendo pequena em dimensão, os serviços do culto, aos domingos, passaram para o Santuário de Nossa Senhora da Saúde, devoção que se deve a um clérigo local que mandou construir uma pequena Capela no sopé do Monte de S. Félix, na primeira metade do século XIX. Este Santuário foi, depois, ampliado de forma elegante e airosa. Estas obras decorreram no fim do séc. XIX.
No alto do Monte, está a Capela dedicada ao Mártir S. Félix, mas que a tradição local atribui a um eremita local ligado à lenda de S. Pedro de Rates.
Ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde acorrem em peregrinação anual, dezenas de milhares de peregrinos, não apenas do concelho da Póvoa de Varzim, mas também dos concelhos vizinhos. A peregrinação tem carácter arciprestal e a ela preside um dos bispo da Arquiocese de Braga.
Junto da estrada nacional para Barcelos está uma pequena Capela, dedicada também a Nossa Senhora da Saúde.
Em 1998 o Monte de S. Félix passou por grandes obras de beneficiação com o arranjo e jardinagem do escadório e a colocação de um Monumento ao Emigrante, oferta de Manuel Moreira Giesteira.
A partir de 29 de Setembro de 2005 a paróquia passa também a destacar-se pela atividade coral, nomeadamente com os coros infantis e juvenis.
Destaca-se também como lugar de encontro e convívio de gerações o ESPAÇO AR DE ROCK LAÚNDOS. Este espaço de convívio foi cedido a 3 de Março de 2006 pela Confraria de S. Félix ao Conselho Económico Paroquial. Ano após ano, foi criando uma mística muito especial, atraindo ao mesmo gerações de todas as freguesias da Póvoa de Varzim e concelhos vizinhos.
Entre os eventos mais marcantes aparece o LAÚNDOS EM MOVIMENTO. Iniciado em 2009, o mesmo já serviu para ajudar no restauro da Igreja Matriz de Laúndos e agora está focado no apoio à Construção da Sede para o Agrupamento de Escuteiros.

Residência Paroquial

ABADES E PÁROCOS DE

S. MIGUEL DE LAUNDOS

em 1548, Pedro Dias Lemos (Abade)